top of page

O cérebro que se autotransforma

  • Jorge Lima
  • 21 de ago. de 2017
  • 1 min de leitura

O documentário "The Brain That Changes Itself" explora diversas descobertas inovadoras sobre a capacidade das células cerebrais se autorreprogramarem e assumirem outras funções, tais como anunciadas no livro de igual título do psiquiatra e pesquisador Norman Doidge. Portanto, o filme trata da neuroplasticidade.

A neuroplasticidade pode ser entendida como a capacidade de adaptação do sistema nervoso (dos neurônios, principalmente) às mudanças nas condições do ambiente que ocorrem em nossa vida diária. Explicitando, o sistema nervoso se automodifica em resposta a alterações do ambiente; adaptando-se e se reorganizando no sentido da nova realidade que se impõe. Essas adaptações podem se apresentar, por exemplos, nos processos que envolvem a aprendizagem e a memória ou em resposta a lesões traumáticas destrutivas.

A neuroplasticidade pode ser influenciada pela experiência, através de comportamentos, por práticas de tarefas, ou em resposta a alguma lesão cerebral - ao ponto de determinada área do cérebro assumir a função das áreas lesadas.

Esse fascinante documentário nos abre os olhos para uma visão revolucionária do cérebro. Aponta práticas aplicadas à neuroplasticidade que estão reabilitando indivíduos com restrições tidas anteriormente como irreversíveis.

Sorva o documentário e compartilhe-o com todos os seus amigos! Ele pode ser a luz condutora para o tratamento de pessoas que ignoram essas novas descobertas científicas!

O conhecimento é a chave que abre todas as portas. O conhecimento transforma vidas. O conhecimento cura.

Assista o documentário

 
 
 

Comments


bottom of page