top of page

EDUCAÇÃO e TRABALHO

Por Jorge Lima - Biólogo

Educação e Trabalho:

caminho para o desenvolvimento universal harmônico e sustentável

A educação de qualidade é aquela que fornece ao indivíduo os instrumentos necessários à reflexão de si e das coisas no mundo que o cerca; onde ele é ao mesmo tempo agente transformador e produto, munindo-o da capacidade de propor e resolver questionamentos sempre mais complexos que o mobilizem a tomada de decisões e ações para o melhoramento dele e da sociedade como um todo.

 

O trabalho deve ser compreendido como a aplicação prática de todo esse conhecimento adquirido; parte essencial da engrenagem que deve funcionar no sentido da evolução da qualidade de vida de todos os indivíduos, em um ambiente harmonioso e sustentável.

 

Em meio a tantos desvios desse nobre caminho, o SAÚDE POR TODOS OS LADOS vem mostrar realidades e oportunidades contemporâneas que são bases para emergir dessa atual consciência social equivocada para uma sociedade justa, igualitária, harmoniosa e sustentável.

O sonho de cada um de nós deve ir além da realização pessoal, contemplando também a realização de todos. Há apenas uma humanidade, composta por mais de 7 bilhões de indivíduos. Que cada um seja exemplo de realização - felicidade e progresso - e se torne uma alavanca para todos os outros!

Trabalhar com amor, paixão e alegria é uma possibilidade diária?!
Trabalhar com amor

“O segredo para a realização das nossas atividades, sejam elas quais forem, é trabalhar com amor. Escolher um trabalho que você ame e sentir-se realizado, fortalece, vivifica, motiva e incentiva. Quando encaramos nosso trabalho meramente como um ganha-pão, dificilmente colhemos bons resultados. Tudo se torna chato, pesado, maçante, literalmente trabalhoso. Consequentemente, nossa entrega no trabalho é um resultado previsível, sem sinal de superação, sem amor. E, automaticamente, nossa vida também segue sem surpresas. Sim, cumprir a obrigação garante o salário, mas é só isso que basta?”[1]

“Dinheiro é bom, sim, mas a satisfação de colocar paixão em nosso trabalho não tem preço ou salário que pague. Faça um teste, trabalhe durante horas com amor e não se sentirá cansado. Mas trabalhe somente alguns minutos com raiva e se sentirá tão fraco, tão triste que gostaria que o dia terminasse logo, naquele minuto. Acredito que se você ama aquilo que faz, transforma sua vida.”[2]

E por que isso acontece? Se obrigar a fazer algo de que não gosta gera um sentimento de descontentamento que, se não tratado, progride para o desejo de fuga e do medo em não se livrar dele, culminando na raiva/ódio e violência. “O ataque resultante de medo é um comportamento agressivo de natureza defensiva, característico das presas.”[3]

Porém, o medo e a raiva podem ser controlados em seus estágios iniciais. Na maioria das vezes é uma questão de atitude mental. Mas, há casos em que as taxas de um ou mais “hormônios da felicidade” - serotonina, endorfinas em geral, dopamina e oxitocina - estão muito baixas, em contraponto a outro hormônio em alta: a testosterona, responsável pelos comportamentos agressivos.  Aí, um tratamento médico pode ser aconselhável.

Por outro lado, pesquisadores em neurociências afirmam que podemos tomar estratégias no sentido de elevar a produção dos hormônios da felicidade, cujas funções e seus gatilhos de ativação já são bastante conhecidos.

Recordar momentos felizes, revendo fotografias ou conversando com um amigo pode elevar o nível de serotonina na corrente sanguínea. Exercícios físicos aeróbicos, massagens e banhos de sol surtem efeitos mais evidentes. Por falar no sol, a exposição do corpo aos raios solares promove à síntese da vitamina D (grupo de compostos lipossolúveis que são essenciais para manter o equilíbrio mineral no corpo) pelo organismo.

“O segredo para a realização das nossas atividades, sejam elas quais forem, é trabalhar com amor. Escolher um trabalho que você ame e sentir-se realizado, fortalece, vivifica, motiva e incentiva. Quando encaramos nosso trabalho meramente como um ganha-pão, dificilmente colhemos bons resultados.

Podemos liberar endorfinas comendo alimentos picantes. Estudos da Universidade de Oxford (Inglaterra) revelaram que assistir a filmes repletos de tristezas não só liberam endorfina, como também, tornam as pessoas mais resistentes à dor física e elevam nelas os sentimentos de unidade de grupo (isso é muito legal quando pensamos nas relações no trabalho e em família). Dançar, cantar ou trabalhar em equipe também produz efeito semelhante.

[A dopamina costuma ser descrita como responsável por sentimentos como amor e luxúria, mas também já foi tachada de ser viciante. Daí sua descrição como "mediadora do prazer". "Baixos níveis de dopamina fazem que pessoas e outros e outros animais sejam menos propensos a trabalhar para um propósito", afirmou John Salamone, professor de Psicologia na Universidade de Connecticut (EUA), em estudo sobre efeitos da dopamina no cérebro publicado em 2012 na revista Neuron. Por isso, acrescentou o pesquisador, a dopamina "tem mais a ver com motivação e relação custo-benefício do que com o próprio prazer." O certo é que essa substância química é acionada quando se dá o primeiro passo rumo a um objetivo e também quando a meta é cumprida. Além disso, pode ser gerada por um fato da vida cotidiana (por exemplo, encontrar uma vaga livre para estacionar o carro) ou algo mais excepcional (como receber uma promoção no trabalho). A melhor maneira de elevar a dopamina, portanto, é definir metas de curto prazo ou dividir objetivos de longo prazo em metas mais rápidas. E celebrar quando atingi-las.][4]

Conhecida como "hormônio dos vínculos emocionais" ou "hormônio do abraço", a oxitocina é “um composto cerebral importante na construção da confiança, que é necessária para desenvolver relacionamentos emocionais."[5]

“Abraçar é uma forma simples de se conseguir um aumento da oxitocina. Dar ou receber um presente é outro exemplo. Breuning, da Universidade da Califórnia, também aconselha construir relações de confiança, dando "pequenos passos" e "negociando expectativas" para que ambas as partes possam concretizar o vínculo emocional. ”[6]

Então, vamos abraçar nossos colegas de trabalho (e todo mundo mais que encontrarmos pela frente)?

Ouça o que diz o endocrinologista Dr. Sidney Senhorine.

Seguir as dicas acima e já sair de casa, rumo ao trabalho, pensando nos benefícios que este nos trará - prover nosso sustento; papos e sorrisos com o bom e engraçado colega; experiência para futuras promoções ou mudança de emprego; um dia semanal de descanso, para curtir um bom programa ou namorar etc. - são atitudes que nos farão mais felizes e, por tabela, muito mais saudáveis!

________

[1] Ernesto Haberkorn

[2] Ernesto Haberkorn

[3] Por Marilia em Neuropt - Neurociências em português

[4] https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/bbc/2017/04/02/os-hormonios-da-felicidade-como-desencadear-efeitos-da-endorfina-oxitocina-dopamina-e-oxitocina.htm

[5] Navneet Magon, ginecologista e obstetra indiano.

[6] https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/bbc/2017/04/02/os-hormonios-da-felicidade-como-desencadear-efeitos-da-endorfina-oxitocina-dopamina-e-oxitocina.htm

Não há nada para agendar agora. Verifique em breve.
IDEIAS DE NEGÓCIOS PROMISSORES
IDEIAS DE NEGÓCIOS PROMISSORES

Você que corre atrás do sonho de se tornar um empreendedor de sucesso, já deve ter visto várias listas de negócios por aí. Porém, a maioria lhe parece uma mesmice sem futuro ou de alto investimento ou alto risco, não é mesmo?

Pensando nisso, pesquisamos ideias de negócios com real potencial de crescimento no mercado; lucrativas e inovadoras. É uma lista altamente selecionada, na medida certa para você realizar seu sonho empreendedor.

Mas pense que o seu negócio tem que ter um diferencial bem original, sempre. Afinal, é com criatividade que, mesmo em épocas difíceis, algumas empresas se destacam no mercado. Perceba o que a maioria dos outros empreendedores ainda não intuiu e transforme o seu negócio numa febre de desejo! Um lacinho colorido, um brinde super original, uma mistura de sabores ou aromas inéditos, a personalização para cada cliente, a cor que não existe no mercado, um vídeo promocional viral... Enfim, aquilo que só você oferece. Pesquise a concorrência. É mais fácil do que você imagina.

 

Confira nossa lista de ideias de negócios promissores para os próximos anos. A maioria, de pouquíssimo investimento inicial.

1. Pintura Hidrográfica ou Water Transfer Printing (WTP)

Pintura Hidrográfica ou Water Transfer Printing (WTP)

Muito empregada no exterior, mas nova por aqui, essa técnica simples e de baixo investimento tem uma lucratividade extremamente alta.

O Water Transfer Printing é o processo de texturização de objetos utilizando um recipiente cheio de água, uma película com a imagem a ser transferida, uma base para fixação da tinta no objeto e um ativador que tem a função de colar a película.

A técnica é mais popular na coloração de rodas, mas é compatível com qualquer outro material automotivo, desde painel até mesmo o motor, e tudo o mais que a sua imaginação alcançar!

A sua durabilidade é a mesma de pintura automotiva e depende do cuidado com a peça. O sol pode queimar a tinta e a película não é à prova de riscos. Envernizar é uma maneira de estender a vida útil da peça.

A WTP não é novidade no mercado de pintura. Surgiu no Japão na década de 1970. Foi sucesso nos Estados Unidos nos anos 1980, usado pra camuflar armas e capacetes. No Brasil, a técnica é mais conhecida na indústria de decoração.

Demais, não?

Quer saber mais? Então, clique aqui.

2. Loja virtual

 

“Empresas do setor de Marketing Digital esperam crescimento mínimo de 30% em 2017.”[1] “Segundo informações da Ebit, empresa especializada em estatísticas do mercado digital, a previsão é que este ano a venda online cresça de 10% a 15%, atingindo um faturamento de 49,7 bilhões. Mesmo após o ano de 2016 ter tido desaceleração no setor, o e-commerce registrou faturamento de R$44,4 bilhões e um crescimento de 8%.”[2]

Uma loja virtual é um site que permite a venda através da Internet. Esse tipo de loja surgiu em meados dos anos 90 e é a face visível de uma verdadeira revolução no comércio, também é conhecida como comércio eletrônico. A relação entre comprador e vendedor ocorre entre um comprador e um site de hospedagem num computador localizado em qualquer lugar do planeta.

O ambiente da loja virtual permite ao administrador da loja fazer o cadastro dos produtos/serviços e preços, o cálculo automático de fretes, e dá ao cliente vaias opções para realizar o pagamento da sua compra.

Os clientes acessam o site de qualquer lugar, escolhem os produtos para aquisição, pagam através do sistema de pagamento que a loja virtual oferece e recebem estes produtos no local designado pelo comprador no ato da compra. Os meios de pagamentos podem ser através de:

  • Cartões de crédito

  • Boleto Bancário

  • Transferência eletrônica

  • Parcelamento negociado junto a financeiras

A criação de uma loja virtual é um processo relativamente simples e pode ser realizado pelo próprio empresário. No entanto, se você quer realmente saber como abrir uma loja virtual de sucesso, em primeiro lugar foque intensamente no planejamento, pois ele é fundamental para o sucesso do seu negócio. É o planejamento de uma operação de e-commerce que lhe direciona na organização do processo, economizando tempo e investimentos financeiros.

Empresas especializadas em plataformas oferecem roteiros em seus sites que permitem a implantação e utilização dos softwares para construção da loja, com baixo nível de complexidade. Na maioria dos casos, em se tratando de lojas virtuais de pequeno e médio porte, esses serviços fazem parte do pacote terceirizado e ficam a cargo do provedor de acesso contratado. Um exemplo é a UOL HOST http://www.uolhost.uol.com.br/loja-virtual.html

Quer saber mais sobre o mundo das Lojas Virtuais: https://www.dlojavirtual.com/

e-commerce (sem estoque)

Você também pode receber pronta (ou montar) sua loja em plataformas de lojas virtuais e receber comissões pela venda de produtos. Nesse caso, você tem acesso a todas as vendas realizadas em sua loja, relatório de comissões, campanhas de incentivos de vendas, envio de email marketing, materiais promocionais para divulgação e outras facilidades, sem precisar criar quaisquer sistemas. O pagamento de suas comissões é depositado diretamente na sua conta bancária cadastrada.

 

A Jeunesse é um exemplo de loja virtual pronta. O Magazine Luiza proporciona a você escolher diversos produtos para a comercialização: Clique aqui para conhecer.

 

Outro modo de vender pela internet é através de um programa de afiliados. Programa de afiliados é, segundo a Wikipédia, “Um serviço de publicidade prestado por uma pessoa ou empresa, que disponibiliza espaços publicitários na Internet, e é

 

remunerada em função dos negócios gerados a partir dos acessos gerados por estes espaços publicitários.” Nessa modalidade do marketing digital, você publica banners, vídeos e links em troca de uma remuneração. Dependendo da plataforma, você cadastra seu site, blog ou rede social em uma plataforma de afiliados, escolha quais marcas e produtos deseja divulgar e, se aprovado pelo vendedor, fica livre para divulgar nas suas redes sociais. Há plataformas onde você se cadastra mesmo sem possuir site ou blog. A divulgação pode ser feita por seu e-mail, pelo YouTube, site de perguntas etc.

Através do afiliados.com, por exemplo, você pode comercializar produtos da Americanas.com, Submarino.com, Shoptime e SouBarato. Os produtos vão de escovas de dente a celulares e televisores de última geração.

O Google AdSense é outro exemplo. A cada clique dado nos anúncios veiculados através dele, o seu site recebe 60% do valor pago pelo anunciante. Gostou da ideia?

Já em plataformas como o Hotmart, você pode revender cursos e técnicas diversos. Também pode comercializar o seu conhecimento! São mais de 70.000 opções distribuídas em 24 categorias diferentes.

 

Clique nos títulos para ver alguns exemplos:

 - Como escrever um livro e publicar gratuitamente na Amazon

 - Fórmula do emagrecimento definitivo

 - Como morar em Portugal

 - Guia definitivo estudo das cores para tatuadores

 - Dor nas Costas Nunca Mais- M7- Método dos 7 Minutos

 - Workshop de Rosas Realistas

 - Entendendo movimentos oculares e as micro expressões que revelam nossas verdadeiras emoções - e as dos outros também!

O resultado financeiro é excelente, mas o empreendimento exige muita técnica e dedicação. Porém, como todo negócio, há caminhos mais curtos para o sucesso.

Cursos e dicas de empreendedores digitais e de especialistas em marketing de afiliados são mais do que recomendados.

 

Esses profissionais podem reduzir esse seu prazo de sucesso drasticamente.

 

Os melhores possuem anos de experiência no mercado e são, obviamente, bem sucedidos em seu ramo de atuação. Seus cursos costumam ser bem acessíveis financeiramente e de facílima compreensão. Fora isso, dão dicas excelentes, gratuitamente, em seus blogs, Facebook, YouTube, webnars e por e-mail. Mostram técnicas, inclusive para que a internet promova e venda seus produtos automaticamente, sem que você tenha que reenviar e-mails ou republicar anúncios.

 

Bons exemplos de profissionais são o Maicon Rissi e o Alex Vargas. Clique nas imagens abaixo para conhecer seus trabalhos.

_________________________

[1] Fonte: Estadão - Economia & Negócios

[2] Fonte: Afilio - marketing de negócios

3. Importar produtos para revenda

Alguns produtos importados chegam a ser 200% mais baratos do que no Brasil. Os importados da China alcançam margens maiores do que 400%. São dados que nos aguçam o desejo empreendedor, não é mesmo?

 

No passado, importar demandava processos muito complicados de entender. Hoje qualquer pessoa pode importar produtos para o consumo próprio ou para revenda aqui no Brasil, legalmente e de forma bem prática.

É possível ter uma boa renda complementar, principalmente para aqueles que têm um bom círculo de amizades e muitos conhecidos. É o chamado network (trabalho em rede). Quando a sua rede não é tão grande, há métodos que podem fazer com que ela cresça. Um vídeo bem feito no YouTube ou uma resposta bem elaborada, principalmente quando escolhida como a melhor em um site de perguntas e respostas são outros caminhos. Você pode também anunciar seus produtos em sites como o Mercado Livre, Toda Oferta, OLX etc. Panfletos distribuídos em residências e prédios comerciais também ajudam a ampliar sua rede, porém é mais trabalhoso e despende maior tempo de dedicação.

Um dos maiores receios de quem quer começar a importar são os altos valores dos impostos. Ainda assim vale a pena importar.

 

As compras de até 50 dólares podem ser isentas da taxação. Porém, essa isenção está subordinada ao envio de mercadorias do exterior para o Brasil através de pessoa física para pessoa física. Ou seja, a isenção não vale para aquelas compras enviadas de empresas para você. Qualquer compra pela internet em sites estrangeiros até o valor de 3.000 dólares tem a cobrança de 60% de imposto sobre o valor da mercadoria mais o frete e o seguro (dependendo do caso).

Entretanto, nas importações pelo Correios, quando se ultrapassa o limite de 500 dólares em uma encomenda (considerando o somatório frete+seguro+mercadoria) você terá de utilizar o Importa Fácil. O Correios cobra 250 reais por esse serviço, além do pagamento do ICMS de seu estado, gerando um custo em torno de 95% de imposto mais a taxa do Importa Fácil.

 

Também pode importar utilizando empresas de Trading e pagar uma porcentagem sobre o valor da mercadoria, além das taxas. Seu lucro, obviamente, será bem menor nesse caso.

Quando não há cobrança de imposto, você recebe a mercadoria em casa. Quando o produto é taxado pela Receita, o comprador recebe uma notificação dos correios para retirar o seu produto e pagar a taxa de importação. Uma forma de você se esquivar do imposto é dividir a sua compra em pedidos até o limite de isenção em nome de diferentes CPFs; tais como o da esposa, filhos ou amigos de extrema confiança, mesmo que para um único endereço. Porém, o uso dessa estratégia, limitante, deve ser restrito.

A China costuma trabalhar com preços muito inferiores a outros países, com margens de lucro de até 1000%! É o caso dos relógios de pulso, como exemplo.

Outro ponto importante para importar para revender é a escolha dos fornecedores. Receber um produto falso ou com defeito é um prejuízo que deve ser evitado a todo custo! As melhores atitudes são: seguir a indicação de conhecidos ou de sites especializados, tais como o CompraNoExterior, o Shopfans, o  Shipito ou o Qwintry. Participar de fóruns de discussão sobre importação é um excelente caminho para saber de dicas diversas, sobre o mercado, produtos em alta etc.

Para fazer compras no exterior você precisa de um cartão pré-pago ou cartão de crédito internacional, de preferência o do banco onde você possui conta.

Cuidados: 

- Não importe produtos proibidos e, evite aqueles com restrições! Veja a lista https://www.correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/pdf/importa-facil/Lista_objetos_proibidos.pdf

- Comece com um estoque pequeno e dê preferência a produtos baratos e os que são bem aceitos pelo seu público alvo. Os jovens preferem comprar roupas, perfumes, acessórios para celulares e computadores. Adultos optam mais por acessórios para carros e vestuário em geral (e seus complementos).

4. Assistência técnica e manutenção de celulares

Dados da Anatel indicam que o Brasil terminou o mês de março de 2017 com 242,8 milhões de celulares; 117,20 aparelhos/100 habitantes. Não há necessidade de explicitar a demanda para esse tipo de negócio, certo?

De baixíssimo investimento, é um negócio que você monta até com o mínimo de espaço em sua residência - entenda como espaço mínimo um cômodo ou área restrita ao trabalho técnico. Entretanto, idealmente, o ponto comercial deve ser localizado em local com grande fluxo de pedestres, de preferência, com facilidade para estacionamento.

Avise aos parentes, amigos e vizinhos e, o antigo método do boca-a-boca vai dar o pontapé inicial no seu empreendimento. Claro que nada mais eficiente do que a internet na promoção de um serviço ou produto!

 

Importante: você deve ainda agregar o valor da sustentabilidade ambiental para esse negócio. Chumbo, cádmio, mercúrio, bromo e cloro são algumas das substâncias presentes nos celulares. Tais substâncias são tóxicas para o homem e os outros seres vivos do planeta. Esse dado deve servir também como um alerta ao profissional técnico: normas de segurança do trabalho devem ser seguidas com rigor para evitar riscos à sua saúde! Saber como descartar os resíduos produzidos, de forma correta, também é imprescindível. Pense na imagem do seu negócio!

 

Os equipamentos necessários a uma assistência técnica de celular são os mesmos ou semelhantes aos usados em uma loja de consertos de computadores. O kit de ferramentas pode ser comprado em lojas de peças para informática ou em sites semelhantes ao Mercado Livre a preços bem acessíveis. Quanto às peças autorizadas, é preciso entrar em contato com os fabricantes dos aparelhos e com as empresas que fabricam apenas as peças.

Você pode trabalhar com estoque próprio de peças ou sob encomendas. O estoque próprio exige uma boa quantidade de peças, devido aos diversos modelos de aparelhos existentes no mercado. Assim, o serviço será executado em curto espaço de tempo. lado, você não corre o risco de encalhe trabalhando com peças sob encomenda. Atente que com os lançamentos quase que mensais, os celulares ficam obsoletos em curto espaço de tempo. Aproveitando, parta do seguinte pensamento: com essa permanente evolução dos aparelhos, este profissional necessita de atualização constante.

Claro que, se você ainda não tem experiência técnica na área e não quer contratar um profissional, terá que fazer um bom curso. Há vários no mercado.

5. Centro de atividades para terceira idade

A expectativa de vida do brasileiro em 2013 era de 74,9 anos; um aumento de 12,4 anos em relação a 1980. Nessa época, segundo o IBGE, o Brasil já reunia 26,3 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Estima-se que esse número chegue a 28,2 milhões até 2020.

“As demandas dessa faixa etária sempre foram mal atendidas. Mas isso começa a mudar quando mais cidadãos da terceira idade passam a ser vistos na rua, no trabalho e nos restaurantes. (...) A chamada fase do declínio físico está vindo cada vez mais tarde. Isso contribui para que idosos e jovens conversem de igual para igual e abandonem os estigmas relacionados à velhice”, afirma Benjamin Rosenthal - consultor de pesquisa de mercado de uma empresa especializada em consumidores com mais de 50 anos.

As opções na área de serviços e produtos para essa galera da terceira idade são inúmeras! E mesmo que você não queira montar um centro de atividades, esse artigo trás ideias de negócios que talvez se encaixem melhor no seu perfil empreendedor.

A atual terceira idade está bem informada e exigente quanto aos serviços e produtos do mercado. Portanto, você não deveria ter se espantado quando utilizei o termo “galera”. Seus interesses são de amplo espectro - incluindo vários objetos de desejos comuns aos jovens e adolescentes; principalmente quanto aos eletrônicos e a saúde do corpo. Prefere atividades de lazer, frequenta bares e restaurantes, adora viagens e faz cursos livres.

Um centro de atividades para terceira idade se caracteriza por oferecer diversas opções de serviços. No entanto, agregar o comércio de produtos tem lá as suas vantagens. E como todo negócio, conhecer os interesses, os hábitos e as necessidades do público alvo é imprescindível. Ter profissionais qualificados, também. Checamos alguns nichos a serem explorados.

Ginástica vai além do trabalho físico, tão imprescindível em todas as idades, que proporciona ganho de força e flexibilidade, importantíssimo ao idoso suscetível a quedas. O relacionamento em grupo determina ganhos incalculáveis para o idoso. E a criatividade para juntá-los aos mais jovens é um diferencial a ser explorado.

Os exercícios moderados de musculação proporcionam a tonificação muscular, que minimiza ou elimina as dores provenientes do desgaste das articulações.

O alongamento proporciona a elasticidade que beneficia a locomoção, o amarrar o sapato etc. e o combate às dores nas costas provenientes de má postura, como exemplos. Exercícios de RPG também é uma boa ideia.

Começamos a ter diminuída nossa capacidade aeróbia (quando não fazemos atividade física regular) na década dos 20 anos. E essa capacidade pode reduzir 1% ao ano após os 30 anos. Isso agrava as doenças respiratórias e/ou pulmonares e, consequentemente, para as doenças cardiovasculares. Daí a importância dos exercícios aeróbicos. Eles traduzem a capacidade global dos sistemas cardiovasculares e respiratórios e a habilidade para realizar exercícios, podendo até servir de alerta clínico. 

Exercícios fisioterápicos contribuem para resolver problemas localizados.

Hidroginástica e natação proporcionam exercícios que reduzem impactos nas articulações sensíveis dos idosos. Aliás, a escolha de aparelhos de ginástica para idosos requer cuidados no sentido de reduzir os impactos nas articulações e o nível do esforço durante os movimentos.

O Tai chi chuan é de origem oriental que pode ser entendido como um sistema de práticas que equilibram tanto a mente quanto o corpo. Sua prática atua no Sistema Nervoso Central, estabelecendo o melhoramento dos outros sistemas orgânicos: muscular, esquelético, circulatório, linfático, endócrino, nervoso, digestivo e órgãos sensoriais. A coordenação entre respiração, concentração e posturas, atentando sempre para o equilíbrio do corpo, dá a essa prática um conjunto completo de exercícios, de baixa velocidade e de baixo impacto nas articulações.

O Yoga, ou “união com a divindade” em sânscrito", é uma prática de meditação que associa o bem-estar mental ao condicionamento físico. O método contempla incontáveis benefícios à saúde do corpo e da mente. Promover o reajuste postural (diminuindo as dores em geral) e reduzir os problemas circulatórios (atuando nos sistemas cardíaco e respiratório, melhora a qualidade do sono, beneficia a memória e combate o estresse) são alguns dos incontáveis ganhos do praticante. Conheça mais umas dezenas de outros benefícios da Yoga listados no blog da RAFAELLA CORNACHIONE. http://minhayoga.com.br/42-beneficios-yoga/

Massagens e terapias diversas, tais como, Massoterapia, Shiatsu, Quiropraxia, Reiki, Acupuntura, Aromaterapia e Cromoterapia, combatem dores, aliviam o estresse, ajudam a emagrecer e tratar a depressão.

Promover trilhas e caminhadas em parques, oferecendo a opção de transporte também pode agregar valor ao centro de atividades para terceira idade. As trilhas devem ser de dificuldade leve, o terreno deve ser o mais possível livre de entraves à caminhada. Cada caminhada requer ao menos dois guias experientes quanto à trilha, aptos à prática de primeiros socorros e ao manuseio de medidor de pressão arterial.

Salão de jogos com várias opções (cartas, dominós, jogos de tabuleiro, quebra-cabeças etc.) é um promotor de convívio social e uma academia para o cérebro; senhor exercício para a memória.

Salão de dança é imprescindível! Não precisamos listar os benefícios da dança, não é mesmo?

Formação de grupos de arte (pintura/desenho, escultura, cerâmica fria, confecção de bijuterias, coral, fotografia etc.). A arte promove diversão, aprendizado, o desenvolvimento integrado dos sentidos, ambientes acolhedores em relação à diversidade, inclusão social e, ainda pode exercitar a prática da solidariedade, quando seus produtos ou serviços forem voltados a grupos ou pessoas em necessidades sociais ou clínicas diversas.

Uma cantina de qualidade (com um cardápio saudável), uma loja para a venda de artigos relacionados às diversas atividades do centro e a parceria com agências de viagens, motoristas autônomos e outros profissionais serão uma fonte de renda extra considerável.

É importante lembrar que, seja qual for a atividade escolhida, deve estar acompanhada de orientação médica e do necessário cuidado quanto às limitações de cada idoso.

Leve em consideração que nem todos os seus clientes terceirões estarão bem fisicamente quando chegarem ao seu estabelecimento. Portanto, um prévio estudo sobre acessibilidade deve ser feito para garantir que a estrutura do ambiente contemple as dificuldades físicas de todos. Rampas nas entradas e nos desníveis do prédio, elevadores ou escadas rolantes quando houver mais de um andar, piso antiderrapante, sinalização visual de degraus, corrimãos, banheiros acessíveis e boa iluminação dos ambientes são exemplos do que deve ser posto em prática. E todo o material para leitura deve contemplar um bom tamanho de fonte.

5. PORCELANATO LÍQUIDO

Os pisos que conferem uniformidade (sem rejuntes) e sensação de amplitude ao ambiente, além de um alto brilho, estão em alta no mercado. E o valor cobrado para realizar o serviço não custa menos de R$ 150,00 o m2.

São feitos de uma resina que endurece quando em reação com outros agentes químicos. Além disso, o fato de não apresentarem emendas evita o acúmulo de sujeiras, fungos e bactérias. Excelente escolha para pisos de hospitais, clínicas e ambientes onde vivem pessoas alérgicas e imunodeprimidas. Podem cobrir antigos pisos de pedra ou cerâmica. Portanto, sem quebradeiras nas reformas, sem entulhos na obra e, a manutenção ou limpeza e a alta durabilidade fazem a alegria das donas-de-casa e dos empresários.

A aplicação de porcelanato líquido não requer experiência anterior. Mas, se você quer ser um bom profissional, nada como um curso com quem tem experiência comprovada. Há sempre a melhor técnica e os bem vindos “macetes”!

As principais ferramentas e equipamentos para aplicação são: Balança de Precisão (Balança para medição das proporções do endurecedor e pigmentos); Rolo Fura Bolhas (Eliminação de Bolhas); Luvas de Látex (Utilizadas na preparação e manipulação); Máscara (Respirador) com Carvão Ativado (Proporciona proteção adequada contra os vapores e odores e partículas suspensas no ambiente); Sapato de Prego (Usado para trafegar no piso ainda em estado líquido); Espátula Dentada (Ótima no manuseio da Resina); Espátula Dentada 10cm (Ótima no manuseio da Resina); Rodo Dentado + Lâmina de Aço 40cm (Perfeito para aplicações em grandes áreas); Lâmina dentada de Borracha (Usada em efeitos 3D. Principalmente quando são colocadas fotos no porcelanato líquido); Óculos de Proteção (Equipamento de Proteção) e Haste Para Mistura (Facilidade para misturar endurecedores e aditivos). Kits completos podem ser adquiridos por algo em torno de R$ 550,00.

Há dois tipos: a resina de epóxi e a resina de poliuretano.

A Resina de epóxi ou Piso Autonivelante é à base de epóxi e se autonivela à superfície tratada. É lançada sobre o piso e espalhada com o “rodo dentado” (instrumento específico para piso autonivelante), compondo uma camada.

 

Possui boa resistência aos produtos de limpeza. No entanto, a temperatura ambiente, a formulação do produto químico (principalmente suas concentrações), as interações entre produtos, as cargas e os pigmentos que são usados no sistema podem produzir descoloração, mas sem atacar outras propriedades do material. Deve-se ter cuidado ao aplicar produtos altamente agressivos, desnecessários graças às facilidades para a limpeza do piso. Na dúvida, aconselha-se um teste ou o contato com o fabricante da resina.

As possibilidades de cores, desenhos e composições do piso autonivelante é imensa. E ainda há o efeito realista em 3d.

A Resina de Poliuretano é aplicada com um rolo especial, tal como uma pintura, e necessita o nivelamento dos rejuntes do piso anterior, pois, todo o revestimento deve estar nivelado antes da sua aplicação.

 

Essa resina é mais resistente a riscos, choques térmicos e dilatações, tendendo a trincar menos. Portanto, dos dois tipos de resina é o mais indicado para áreas movimentadas.

Pode ser usado em áreas internas ou externas (inclusive em áreas molhadas) para recobrir pisos de pedra, de cerâmica ou de cimento. É apresentado apenas nas cores branca, bege ou cinza, e não permite a criação de desenhos.

Tanto a resina de epóxi quanto a de poliuretano demandam um período de aproximadamente uma semana para a secagem total. E quanto mais brilhoso for, mais evidentes se tornam os riscos.

 

Essas informações devem ser passadas aos clientes.

5. DOCES GOURMET

O bom e tradicional docinho de festa continua a alegrar nossas papilas gustativas e hipnotizar nosso cérebro. Duvida? Será que a imagem acima não fez você salivar? Não pintou aquela vontade irresistível de procurar o leite condensado e fazer brigadeiros?

Pois é. Vender docinhos continua sendo um pequeno grande negócio extremamente lucrativo. Imagine se você sofistica criando nova apresentação (decoração especial), embalagem diferenciada, sabores, texturas e recheios inusitados! Esse é o diferencial dos docinhos gourmet.

O termo gourmet remete a uma sofisticação bem elaborada na confecção e elaboração de um alimento. Esse tipo alimento tem qualidade superior em diversos aspectos. E esse conjunto é entendido como a “boa culinária”.  Requintado no sabor e na aparência, o “Docinho Gourmet” é uma opção que tem grande possibilidade de fazer sucesso. Pois possuem um valor agregado que o faz ultrapassar, também em valores financeiros, mais do que o dobro dos docinhos comuns.

Entenda também que a sofisticação agrega valor ao produto e convence o cliente de que é justo o preço cobrado. Assim, os docinhos gourmets, quando de boa qualidade e apresentação sofisticada, se vendem por si só. E são uma ótima estratégia para se produzir renda extra em planos de curto ou de longo prazo, ou, evoluir e se transformar na sua principal e única fonte de renda.

Pode ser comercializado para familiares, colegas de trabalho, de porta a porta, via meio eletrônico para o mundo, em qualquer estabelecimento comercial e para revendedores diversos (incluindo docerias, padarias, boleiras, buffets, restaurantes, mercadinhos e casas de festas). Não esqueça os templos religiosos, praças e calçadas. Não há lugar no planeta onde eles não sejam bem vindos! E também há também um grande mercado para doces light e diet.

O investimento inicial não é problema. O valor de R$ 20,00 pode ser o pontapé inicial do empreendimento. Aliás, a maioria dos casos de sucesso começou com uma única receita de baixo custo! Há fabricantes que começaram assim e já ultrapassaram o primeiro milhão de reais de receita anual.

Veja o caso do João Ricci, que após três meses trabalhando quatro dias por semana, com investimento inicial de R$ 20,00, conseguiu juntar R$ 9.000,00 mil.

Ofereça seus doces para o consumo do próprio comprador, como opção de presente ou para eventos. No caso de eventos, você pode especializar-se em docinhos para festas infantis, casamentos e recepções requintadas. A decoração dos docinhos e a embalagem podem conquistar o cliente antes mesmo da degustação. Pense em embalagens especiais para as diversas opções: forminhas especiais, cestas, caixas decoradas, arranjos...

Criar uma rotina de produção, diária ou com dias marcados para a entrega, amplia a possibilidade de sucesso.

O planejamento financeiro é essencial. Cálculo do custo com os ingredientes, materiais acessórios, equipamentos, despesas com a entrega e, principalmente, o seu pró-labore; que deve ser calculado sobre o tempo dispensado para compra de material, preparo e entrega. O lucro para ampliar o negócio faz parte de um planejamento mais amplo, incluso no seu plano de negócios.

 

Com as mãos ligeiramente úmidas e uma inhoqueira plástica manual de R$15,00 já dá para acelerar a produção.

 

Os equipamentos especiais para a produção em larga escala são: panela de mexer brigadeiro (possui timer e uma pá que gira enquanto a receita cozinha) e máquina modeladora de doces e salgados elétrica (produzem de 2 a 10 mil doces/hora). A panela custa em torno de 1.500,00 e a máquina você encontra a partir de R$ 13.500,00.

O cartão de visita é o meio pelo qual o seu cliente encontra você. Tem o dom de ampliar suas vendas. Por isso, deve acompanhar todas as encomendas.

Claro que uma boa pesquisa de mercado junto aos clientes, fornecedores e concorrentes é fator primordial para todo negócio.

O cuidado com a higiene do local de trabalho, utensílios e cozinheiro exige rigor.

Caso tenha a intenção abrir uma empresa, escolha a melhor localização, defina o seu público-alvo e trabalhe o visual da loja, de forma a atrair a atenção, fascinando o seu futuro cliente.

Uma empresa exige CNPJ e demais registros necessários para a legalização, antes de começar a funcionar.

Independente de tudo o mais, a divulgação deve ser permanente, inteligente, divertida e criativa, em linguagem clara e objetiva, e pelos meios mais diversificados possíveis.

 

E aí? Já escolheu o seu futuro?

 

Estaremos sempre ampliando as suas opções! Acompanhe-nos.

bottom of page