
HOBIES e DIVERSÃO
Por Jorge Lima - Biólogo
Diversão ou a Prática de um hobby e
seus incontáveis benefícios para a nossa saúde
A diversão ou prática de um hobby - dá no mesmo - nos traz diversos benefícios. E, de acordo com a atividade escolhida, nos proporcionam o aumento da capacidade de resolver problemas, o desenvolvimento da criatividade, o estímulo à memória e ao pensamento estratégico, alívio ou eliminação do estresse e de diversos problemas de saúde, elevação da autoconfiança e da autoestima, intensificam a coordenação motora e aguçam todos os sentidos envolvidos na prática escolhida.
Certa vez perguntei a um amigo qual o hobby que ele praticava. Levei um verdadeiro susto com a resposta, que me veio em quase um grito: “E eu lá tenho tempo para brincar? Me mato sim é de trabalhar!”
Nesse momento ficou claro que o nível de estresse do indivíduo devia-se ao fato de não se dar o direito a uma diversão! Tinha mesmo a aparência cansada e, durante a conversa, relatou-me sofrer de problemas gástricos, insônia, apetite descontrolado, de dores musculares e de cefaleias homéricas.
É estranho. Tendemos a ir apagando paulatinamente o lúdico do nosso dia a dia quando deixamos a infância. Parecemos esquecer que o objetivo maior de nossas vidas é a felicidade! E eu não creio em felicidade sem diversão. Aliás, nesse pensamento, faço parte de um número incontável de gente: neurocientistas, médicos, psicólogos e professores de diversas áreas. É... Esse meu amigo poderia mesmo vir a morrer por falta de diversão!
"Hobbies proporcionam prazer e nos desviam das tensões. São estratégias para driblar o estresse” (Denise Pará Diniz - doutora em Ciências da Saúde e coordenadora do Setor de Gerenciamento de Estresse e Qualidade de Vida da Universidade Federal de São Paulo).
O lúdico atua diretamente sobre as funções cerebrais. Estimula a criatividade, elevando a sua capacidade de expressar os sentimentos, a sua personalidade e os seus desejos. Também amplia a sua versatilidade. É uma usina de produção de ideias!
E quanto mais hobbies, brincadeiras e diversões na sua vida, mais habilidades você perceberá que possui. Será capaz de encontrar saídas diferentes para um mesmo problema e ampliará a sua habilidade de inovar.
A memória e o pensamento estratégico estarão em alta no seu dia a dia.
Veja alguns exemplos:
A atividade artística manual melhora a coordenação motora.
A prática de esportes coletivos dá um upgrade no bem-estar, aumentando a disposição para outras tarefas do dia e melhorando as noites de sono. Exercita o companheirismo, a tolerância, a autocrítica e, é uma fábrica de amigos! Especialmente indicado para você que é solitário ou vive as tensões da perda ou ausência de uma pessoa querida.
Cantar ou tocar um instrumento é puro relex! Além de ser extremamente prazeroso.
A horticultura - arte ou técnica de cultivar hortas e jardins - também proporciona grande prazer. Aliás, a jardinagem soma o fato do contato com a terra, com a natureza, possibilitando até mesmo que você produza seus próprios alimentos orgânicos, ultra saudáveis! A concentração nas atividades praticadas faz com que esqueça os problemas.
O trabalho voluntário é o mais nobre dos hobbies. Não há tristeza, cansaço ou problema que resista ao prazer de ajudar o outro! É uma fonte de felicidade e de ânimo ao que pratica e ao que recebe o auxílio!
Praticar um hobby, qualquer que seja ele, pode transformar você em um companheiro, pai, mãe ou amigo brilhante, um profissional de sucesso, um estudante extraordinário e, certamente, uma pessoa mais feliz!
Por citar profissão, a prática de um hobby certamente vai atrair a atenção do recrutador quando você se candidatar a uma oportunidade de emprego!
Pense bem na sua saúde regada de entusiasmo e alegria! Comece um hobby!
Nessa página você sempre terá dicas de como se divertir, brincar, e muito mais!
Ficou interessado, mas não sabe como escolher e começar um novo hobby? Aqui você encontra umas dicas muito legais: http://pt.wikihow.com/Encontrar-um-Hobby
FAZENDO MAQUETES COM REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS

A produção de uma maquete pode transformar a sua vida, e de outras pessoas também!
Veja a história a seguir:
“O Projeto Morrinho, instalado na favela Pereira da Silva (no bairro Laranjeiras, zona sul do Rio), nasceu para "desafiar a percepção popular das favelas brasileiras", mostrando que a favela é um espaço de grande riqueza cultural e social, não só de violência. A história da ONG começou em 1997, quando o jovem Nelcirlan Souza de Oliveira, de apenas 14 anos, passou a reproduzir o cenário da favela usando tijolos e outros materiais recicláveis. A brincadeira chamou atenção de outros jovens e deu origem a uma maquete de pequena escala, que mede hoje 350 metros quadrados e enfeita o cenário da Pereira da Silva.”

“Usando carrinhos, bonequinhos de lego e outros objetos, foram reproduzidos também os habitantes da favela e todos os detalhes das ruas. Encantados com a pequena e cuidadosa obra de arte, os diretores de cinema Fábio Gavião e Markão Oliveira viram ali uma grande história pedindo para ser contada pelos seus próprios autores. Foi quando começou, em 2001, uma série de oficinas audiovisuais, com ensino de técnicas de câmera e edição de vídeo, entre outros módulos. Dessa iniciativa nasceu a Tv Morrinho, uma produtora de audiovisual cujos curtas e documentários, tanto autorais quanto encomendados por empresas, já passaram por festivais na América Latina, Europa e várias cidades brasileiras. Entre os demais projetos da ONG, consta o Turismo no Morrinho (visitas guiadas à maquete) e o Morrinho Social (com aulas de inglês, fotografia e atividades recreativas com foco na cidadania e arte-educação)."
Fonte: Mapa de Cultura
Gostou da ideia, né? Então, aqui vão umas dicas bem legais para você começar a sua maquete:
Técnica de árvores 1 - Usando bucha vegetal ou esponja sintética
Técnica de árvores 2 - Usando palha de aço
Técnica para reproduzir água 1
Técnica para reproduzir água 2
Casa rústica
“Aqui os materiais dependem do tipo de construção que lhe foi pedida para fazer."
"Se tratar, por exemplo, de uma maquete com edifícios, você poderá usar caixas pequenas como as de fósforos e medicamentos, que deverão ser pintadas ou revestidas com papel colorido."
"Se for uma maquete de uma fazenda, por exemplo, você poderá utilizar argila, ou palitos de gelado e paus para recriar uma casa de madeira.”
Fonte:
https://educacao.umcomo.com.br/artigo/como-fazer-uma-maquete-escolar-11972.html

Miniaturas em maquete - Diversos exemplos:
https://br.pinterest.com/wendelsilvatell/miniaturas-em-maquete/
No YouTube você também encontra várias dicas geniais:
https://www.youtube.com/results?search_query=maquetes+reciclados
Fotos (Fontes):
Maquete Projeto Morrinhos 1 - Notícias BOL UOL
Maquete Projeto Morrinhos 2 - Viagem em Família
Casa Rústica - note.aqui.com